domingo, 31 de agosto de 2008

Presença

Jornais têm anunciado a constatação da presença do próprio comandante geral da PMBA, Cel PM Mascarenhas, no transcorrer de algumas blitzes realizadas na cidade, feito que não se via no passado e certamente não faz parte da rotina das demais corporações no país. É algo que a mim não causou grande surpresa, baseado nos relatos que havia tomado conhecimento sobre o perfil histórico do novo comandante, seria previsível seu provável comparecimento nas atividades de área, o que tem acontecido inclusive à noite, de madrugada e em finais de semana. Nos limites da hierarquia e disciplina, há quem pense ser algo indevido, sendo esta atribuição destinada a outros oficiais em escalões inferiores, reservando ao comandante o comparecimento aos eventos onde é imprescindível sua presença em virtude da função exercida, preservando inclusive a mística do poder, necessária nos meios militares. Parece positiva sim essa postura atuante e ostensiva na atividade fim da corporação em horários e locais onde menos se espera, dando a entender que o comando tenta realmente estar próximo a quem labuta na linha de combate, e mais ainda indicando que, se a maior autoridade tem atuado firmemente no teatro de operações, estende-se a todos os demais chefes a missão de acompanhar de perto, conforme as peculiaridades de cada função, o trabalho que tem sido desenvolvido pelos subordinados, prezando sempre pela melhor produtividade, eficiência e qualidade técnica nos serviços prestados.

sábado, 30 de agosto de 2008

Status

Há algumas máximas curiosas e geralmente verídicas sobre a atividade policial, uma delas preceitua a condição do homem na corporação, que pode fazer parte da solução, do problema, ou da paisagem. É mais ou menos a idéia transmitida pelo filme Tropa de Elite, apontando que o PM ou se corrompe, ou se omite, ou vai para a guerra. Vale salientar que trata-se de um status mutável, uma condição nada perene que pode oscilar repentinamente durante a carreira, por motivos diversos, justificados ou não. O certo é que seria bastante curioso obter uma estatística com algum grau de confiabilidade apontando qual proporção do efetivo está alocada em cada uma dessas classificações, ouso arriscar que possivelmente a junção do problema com a paisagem superaria com folga o quantitativo da solução.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Esportividade

A prática de esportes é uma das atividades lúdicas utilizadas como forma de entrosar colegas, descontrair ambientes, porém uma das facetas negativas é a extrapolação dos limites provocada pela tensão da competitividade. Quando há diferentes graus hierárquicos envolvidos nos jogos a situação fica mais delicada, trazendo isso para o interior de instituições militares o quadro é mais periclitante ainda. A empolgação desmedida de atletas e torcedores inevitavelmente descamba em atritos disciplinares em virtude da extrapolação dos limites tradicionais através de palavras de ordem, gritos de guerra, gestos. Uma jogada mais violenta torna-se pessoal, a comemoração de um lance soa como desacato, o conjunto de conflitos pode comprometer seriamente as intenções dos jogos, vindo a acarretar em conseqüências negativas posteriormente, em virtude de sequelas mal resolvidas em partidas. É necessário que cada coisa esteja em seu lugar, sem misturar relações profissionais com circunstâncias passageiras, para que no retorno à rotina não haja prejuízo ao bom andamento do serviço.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Milícia

O jornal Correio da Bahia, que por sinal apresenta na sua página novo design, mais arrojado, contudo aparentemente dificultando a leitura através do acesso das reportagens folha por folha via flip, traz hoje em sua capa o anúncio do avanço de milícias na capital, baseando-se na observação do crescente número de grupos ilegais de segurança privada que coagem moradores e comerciante principalmente em bairros suburbanos a contribuirem financeiramente todo mês para a manutenção de um serviço de vigilância na área. Muitas vezes há policiais ou ex-policiais envolvidos nessa atividade que acaba por conferir indevido poder a quem não tem competência e muito menos capacitação para atuar no campo da segurança pública, criando uma perigosa ilusão de aparente tranquilidade à vizinhança onde atua. É um grande desafio prover segurança em áreas onde o poder público não é bem estabelecido, porém o perigo da permissividade diante do avanço dessa prática ilícita é preocupante, devido ao grau de seriedade e ameaça que a proporção dessa atividade pode acarretar.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Resultados

Enfim bons resultados são apresentados no campo da segurança, ao que tudo indica graças a um esforço praticamente exclusivo da PMBA, que sozinha conseguiu reduzir drasticamente o índice de certos crimes. Seja no Diário Oficial do Estado ou em jornais como A Tarde, é possível constatar estatísicas que anunciam dados empolgantes, como a passagem de 48h sem homicídios na capital, algo que há muito não acontecia, além de uma queda de 50% no registro geral de homicídios, declínio excepcional. Há medidas que trazem resultados imediatos, sabe-se lá por quais razões alguns relutam em aplicá-las. Há quem equivocadamente pregue que bons resultados seriam obtidos através de duplas de PO nas ruas, deixando de lado a atividade das rádio-patrulhas, as quais sendo bem aplicadas em áreas de alto risco, com reforço de homens especializados, atuando ostensivamente, foram responsáveis por esse resultado louvável. É preciso que se mantenha a dinâmica desse serviço, preferencialmente com a tropa ordinária devidamente preparada, resguardando os especiais para momentos que assim sejam necessários. Muitos resistiram à lei seca no trânsito, mas poucos dias de intensa fiscalização trouxeram resultados cabais e imediatos. Aposto ainda que o mesmo se daria com o fechamento de bares em determinados horários e/ou localidades, a comprovação da eficácia viria em questão de dias na redução de certos crimes. São medidas restritivas, que incomodam os adeptos à máxima liberdade individual, mas garantiriam sem dúvida alguma a supremacia do mais nobre dos direitos, a vida.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Progressão

Ainda sobre a oportuna experiência vivida em curso no final de semana, foi possível atentar para uma outra reflexão sobre essas instruções: a necessidade de "traquejo", por vezes alcançando o nível dos maus-tratos, para que um curso passe a ser "respeitado". Há quem se convença de que o teste dos limites de resistência à psicofadiga molde um bom combatente ao tempo em que lhe é passada instrução eminentemente técnica, que necessita de atenção total, sem competir com fome minguante, frio gélido, sede enfraquecedora, calor escaldante, sono insuportável, dor lancinante ou outras sensações incômodas. Há situações em que realmente é exigida a vivência dessas condições adversas, mas nem sempre é preciso, nem por isso tornando uma atividade menos valorosa. Especificamente neste curso, o tempo não ajudou muito, houve intensa chuva no sábado e sol forte no domingo, havia mosquitos na área de mata, sendo que nenhum desses fatores impediu o bom andamento das atividades, vindo a serem superados pelos participantes. Vez ou outra havia um grito para ativar os ânimos, algumas vezes foram feitas flexões no solo como punição, polichinelos para "acelerar" o corpo, nada que aviltasse o participante; o desgaste maior seria o próprio treino, a repetição de progressões, ajoelhar várias vezes, algum rastejo necessário, a dor dos tiros de paint ball e a devida pressão psicológica na hora de simular a ação em área de alto risco. Seria melhor se houvesse extensa corrida, sem tempo para almoço, com restrição de água, castigos físicos dolorosos, consecutivas noites em claro, testando os limites o corpo, nos moldes de um super-atleta? Tenho minhas dúvidas, há sempre espaço para negação ou afirmação do pensamento apresentado.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CATI

Neste último final de semana, de sexta-feira a domingo, participei junto a um grupo de colegas do Curso de Progressão em Favelas, fazendo jus ao destino ideal da bolsa formação. Além do aprendizado sobre as técnicas transmitidas pelo sargento Carlos e major José Pedro do BOPE, é possível ainda produzir breves análises sobre o entusiasmo que existe em alguns profissionais em diversas profissões, como lá estavam policiais civis, praças e oficiais da PM, policiais rodoviários federais, guarda civil, agentes da Justiça Federal e profissionais da área de segurança. Gente que sacrifica um final de semana, aperta seu orçamento o quanto pode para manter o treino, aperfeiçoamento profissional, às vezes sem nenhum apoio da insituição, alguns encontrando empecilhos e obstáculos diversos. Mas a oportunidade de rever conceitos técnicos, praticar a doutrina específica, ouvir relatos de quem tem mais experiência, é sempre válida em prol da melhoria, recomendável a participação nessas atividades extra-curriculares.

domingo, 24 de agosto de 2008

Bronca

O acidente envolvendo viatura que escoltava o secretário de segurança em rodovia feriu o sargento Alessandro Begas e a soldado Joelma da Silva Coelho, além de ter resultado na morte do soldado Jorge Alberto Matos, fato triste que perturba a atividade dos policiais. Porém algo ainda mais pernicioso pode estar por trás da história, tomei conhecimento através do site Painel de Notícias, de Wilson Novaes, onde há relato de uma conduta que, em restando provada, parece deveras cruel e abominável, na qual apesar de reiterada insistência de autoridades diversas para que o aparelho desfibrilador acompanhasse o PM ferido no deslocamento de helicóptero da cidade de Ilhéus até Salvador, uma enfermeira dizendo-se cumprir ordens impediu que o dispositivo fosse levado pela aeronave. Talvez não haja nexo causal entre a falta deste recurso e o resultado morte, talvez houvesse estrita obediência hierárquica da mulher, quem sabe o hospital realmente não poderia passar algum tempo sem ele, mas o sorriso da enfermeira tem ressoado mal entre policiais, insinuando possível caráter anti-ético e imoral daquela profissional da saúde, a quem compete a nobre missão de preservar vidas. Que haja justa apuração da conduta para que não restem eventuais dúvidas sobre a reputação de uma classe, nem discórdia seja espalhada entre profissionais que não raro necessitam uns dos outros.

Saltear

Registra-se novamente em Salvador troca de tiros em decorrência de roubo em ônibus, desta vez no ponto, fora do veículo. Policiais em busca de praticantes desta modalidade criminosa teriam efetuado abordagem a suspeitos que reagiram, vindo os dois a tombar em alegado confronto, tendo sido apreendidas com eles 2 armas e quantia em dinheiro. Na quarta, quinta e sexta-feira houve registro de tiroteios dentro de coletivos, a maioria terminando em desvantagem para os criminosos, em curiosa repetição de fatos que não costumam se suceder nessa freqüência. Coincidência ou não, é mais um indicativo para se levar em conta nas análises da situação hoje em dia.

sábado, 23 de agosto de 2008

Excretas

Alma sebosa, espírito de porco, estraga prazeres; são diversas as alcunhas destinadas a quem vive semeando a discórdia, criando futricas, provocando sérios conflitos. Acontece nos mais diversos meios, no ramo policial não poderia ser diferente, sendo isso observado facilmente em situações como as adiante exemplificadas: em meio a um ambiente onde estão reunidos oficiais e praças, alguém profere comentários maledicentes sobre hierarquia, disciplina, estabelecendo rótulos ou insinuando segregação. O clima amistoso nos contatos entre policiais civis e militares é comum, por questões diversas, mas a boa convivência tende a ser mantida, salvo quando uma das partes insinua estereótipos da outra classe, destacando excessões como erros e desvios que acontecem nas corporações, criando infindável discordância. Em meio a salutares e calorosas discussões sobre policiamento, idéias inovadoras, momentos de motivação, entusiasmo e vibração, surge o inoportuno medíocre que visa abalar o moral de todos com frases como "Eu quero é dinheiro no meu bolso", limitando sua vivência à escravidão mercenária que se estabelece na vida de quem passa a suportar amargura e sofrimento durante 30 dias para que no último venha a ser remunerado com um salário do qual não é digno sequer da metade, mas ainda que dobre ou triplique, nunca será suficiente para as ambições levianas daquele ordinário. São pessoas que já estão mortas em sentido figurado, sua existência limita-se a uma sobrevivência vegetatitva e bitolada, escravidão monetária. Desaparecem os sonhos, as metas, os ideais, restando apenas um corpo físico e uma mente decomposta.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Enredo

Os desdobramentos da situação ocorrida na UFBA fazem o assunto voltar a ser motivo de postagem, afinal surgiu outra notícia de que um estupro teria ocorrido na área do campus, na última semana. Além disso, destaca-se o pronunciamento estúpido, com o perdão do termo, da diretora da Faculdade de Dança, Dulce Aquino: “Não podemos aceitar nunca a PM dentro do campus. Eles são tratados como animais, agem como animais e são capazes de matar como qualquer bandido." Fica patente a limitação da capacidade de raciocínio e do cabedal de conhecimentos desta profissional, que muito deve conhecer de rebolado, suingue, ginga e requebrado, sem ofensas aos estudantes e trabalhadores da área, mas nada sabe sobre o trabalho que a PM realmente desempenha no dia-a-dia, pois só um estado de completa ignorância permite a uma mulher tecer comentários desta natureza, motivando resposta do comando geral da corporação, além de associações policiais. Não chamaria de animais os estudantes-traficantes lá matriculados por ser um partidário da defesa ambiental; quem cria os monstros que assustaram os alunos ultimamente são os próprios usuários de drogas em meio à classe discente. Um leitor anônimo deixou oportuno comentário aqui no blog ontem, sugerindo a instalação de um circuito de câmeras na universidade para identificar suspeitos, com certeza seria uma "mão na roda" ao trabalho da polícia. Mais feliz ainda foi a reportagem veiculada na imprensa há pouco, dando conta que na Universidade Federal de Santa Catarina, graças ao acesso franqueado à Polícia Civil das imagens gravadas por câmeras de segurança, que permitiram investigar a quadrilha que fazia o tráfico na instituição, foram presos hoje um segurança e 4 alunos, restando ainda 3 foragidos que integravam a cadeia do tráfico no campus. Há muito tempo se sabe do consumo de drogas principalmente na faculdade de comunicação da UFSC, tudo sob os "olhares cegos" dos seguranças. Não tem segredo, é só permitir que a polícia trabalhe e o resultado vem logo logo.

Surto

Apesar da negativa do secretário de segurança pública sobre suposta onda de violência na cidade, sobretudo em relação a toque de recolher, ao menos um surto inesperado de tiroteios dentro de ônibus tem sido registrado incontestavel -mente. Na penúltima postagem, foram elencadas as ocorrências deste tipo percebidas anteontem e ontem, curiosamente hoje, mais uma vez, a história se repete, vitimando apenas um bandido, cujo comparsa conseguiu escapar. Durante a ação delitiva, um passageiro reagiu com precisão e somente o criminoso foi atingido, o que escapou teria ainda efetuado disparos contra o veículo, porém ninguém se feriu, mesmo o ônibus estando cheio. Mais um reforço para os comentários expostos aqui ultimamente, nem é preciso repetir o restante da postagem.
.
Foto: Arestides Baptista/A Tarde

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

UFBA

Reviravolta no suposto estupro ocorrido na UFBA; após análise fria, coleta de depoimento e verificação de sinais do crime no corpo, uma delegada assegurou que não houve o crime propriamente dito, podendo ter sido praticada outra conduta que não a típica do estupro, a qual exige conjunção carnal efetiva entre homem e mulher. O depoimento teria sido falho, inconsistente, além de não terem sido detectados hematomas típicos da violência, entre outros sinais, que indicam mais fumaça do que fogo no enredo da história. Há uma passagem curiosa: ...casa abandonada na qual teria ocorrido a violência sexual, segundo ela trata-se de um local conhecido pela polícia como “lugar onde estudantes usam drogas”, informou a delegada. Mais um reforço provando a idéia apresentada tanto aqui no Blitz Policial quanto no Abordagem Policial acerca do fato. Não há argumentos plausíveis para a recusa da presença da PM na área do campus, a rejeição pode descortinar intenções escusas na defesa daquela bandeira. Quem defende a utopia da guarda universitária armada, rechaçando a PM e tirando proveito político da situação, ou somente aproveitando para "matar aula" e pior ainda, continuar o uso ilegal de entorpecentes, passa a ser moralmente o responsável direto pelos crimes que ocorrem na área em virtude do empecilho ao trabalho preventivo e repressivo da Polícia Militar.

Terror

O clima de medo perdura, em uma cidade onde o toque de recolher tem se tornado constante no subúrbio, evidenciando o quadro de tensão social. Uma das categorias que mais sofre com tudo isso indubitavelmente é a dos policiais, que têm suas vidas ceifadas em virtude da profissão. Há algum tempo comentei aqui sobre a necessidade, muito acima da vaidade, dos PMs buscarem, dentro de suas limitações, meios de evitarem o uso do transporte coletivo para se deslocar. Os fatos ocorridos de ontem para hoje reforçam a grandeza dessa questão; ontem felizmente um passageiro logrou êxito ao reagir a roubo em ônibus, atingindo fatalmente o meliante que praticava a ação delitiva contra os passageiros. Se fosse detectada a arma do homem que estava no fundo do ônibus é certo que ele seria morto, então agiu em sua defesa e na dos demais passageiros, ameaçados por um marginal. Já hoje a reação foi menos exitosa, após roubo em ônibus houve troca de tiros entre policiais e criminosos, contudo não dá para obter informações mais precisas através da imprensa, uma vez que em A Tarde é dito que houve um bandido morto, outro baleado e socorrido, além do Soldado PM Marcus Neri dos Santos, também atingido por tiro; contudo o iBahia afirma ter sido morto um criminoso e atingido também o PM Antônio Fonseca da Silva, que estaria sem farda. Seja lá quem estiver certo, isso se alguma das partes estiver, fica a lição sobre o recorrente risco envolvido em cada embarque nesses veículos.

Universo

Boa novidade no ramo de blogs policiais, o Universo Policial acaba de ser criado e já desfruta do luxo de ser .com, além de contar com boa interface e conteúdo criativo, muito interessante, com foco especial no dia-a-dia do policial militar nas ruas. Bastante recomendável sua leitura, dos favoritos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Contínuo

A moda pegou, maldita seja a premonição anunciada aqui desde anteontem. Mais uma vez um grupo de pessoas resolve ao seu bel prazer bloquear o trânsito em uma avenida de Salvador, agora por julgarem haver poucas linhas de ônibus justo na região do Iguatemi, área crítica de confluência na cidade. Não deve ter sido essa a democracia desenhada pela Assembléia Constituinte que editou a Constituição Federal em 1988, porém as manobras políticas do poder têm permitido com inépcia a perpetuação do que já indica ser uma libertinagem, abuso do recurso a exigir direitos através de protesto. Pior para quem costuma ser pontual, quem vai perder o emprego, o compromisso, a viagem, a consulta médica, etc. Todo mundo quer ter razão, resta saber quem está realmente certo.

Outrossim

Mais uma vez são bloqueadas vias públicas na cidade, assunto ainda ontem citado aqui, e novamente estudantes da UFBA realizam a ação. É fato que um estupro costuma provocar turbulência no seio onde ocorre, porém não há como negar que em meio aos supostos revoltosos há certamente oportunistas, promovendo carnaval nas ruas. Costuma agradar parte da classe estudantil a prática de manifestos deste tipo, no meio da rua, exercendo poder ilícito sobre os carros, e livrando-se dos professores na sala de aula. Todos que já viveram alguns destes momentos durante a época de aluno sabem do que se trata, além disso há um outro aspecto ainda mais relevante e pouco comentado. Houve aqui um comentário registrado por "Dafnis" acusando que os alunos resistem à presença da PM na área do campus em virtude de alguns/muitos deles consumirem substâncias entorpecentes ilícitas naquela área. Curiosamente, pouco antes de ler o comentário, ouvi de um ex-aluno da universidade a mesma colocação, dizendo que isso chega a ser discutido em reuniões de diretório. A vida real é mesmo como no filme "Tropa de Elite", podem acreditar. Sabe-se obviamente que não são todos os partidários da causa, talvez até sejam minoria, mas se escondem por trás de idéias como a criação de uma "guarda universitária armada", tudo para evitar a presença da PM, que iria reprimir o uso de drogas, ao contrário dos particulares que viriam a ser pagos para afastar os criminosos invasores, cujas armas são financiadas pelo tráfico que corrompe as mais diversas classes sociais e intelectuais.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Manifestações

Um dos indicadores da elevada instabilidade social constatada ultimamente em Salvador é a constante ocorrência de manifestações bloqueando o trânsito em vias públicas, algo que não pode ser considerado comum em uma metrópole; deveria ser excepcional, para casos extremos. Ontem após o tiroteio no bairro da Paz a população local voltou a bloquear a Paralela, uma das principais vias da cidade, provocando grave dano ao fluxo de veículos. Hoje o filme se repetiu, após estupro contra aluna da UFBA, supostamente praticado por 4 homens no acesso à universidade, estudantes resolveram fechar o trânsito próximo à reitoria, novamente com prejuízo elevado para a sociedade. É uma maneira "legítima" de reivindicar melhorias e exigir direitos, mas pelo visto não tem dado certo, já deve ser a hora dos insatisfeitos buscarem outros meios de reclamarem, ou até a polícia adotar uma postura mais firme impedindo essas práticas. Por mais que haja valor social relevante envolvido, "brincar" de fechar avenidas, atear fogo em entulho, entre outras práticas bárbaras, pode abrir precedentes para futuras revoltas sem controle, com mais violência e depredação. Estudantes, moradores, rodoviários, curiosamente até a SET, todos se acham no direito de interromper o trânsito na capital, sinal de que algo muito errado está sendo reproduzido.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ferrenha

Soube há pouco de um colega por telefone e logo os jornais confirmaram violento tiroteio na região do Imbuí após tentativa frustrada de roubo a carro forte, onde cerca de 10 homens teriam atacado o veículo da empresa, que conseguiu evadir-se do local, mas os disparos teriam atingido 2 seguranças, além uma mulher que passava, segundo as informações que chegam. Roubos aos transportadores de valores, salvo quando há eventual facilitação de corruptos, costumam ser marcados por violentas trocas de tiro, em virtude do estado de alerta constante dos seguranças, sobretudo no momento do transporte dos malotes até o veículo, em alguns casos com atenção invejável à de muitos policiais em serviço. A PM tenta dar a resposta realizando neste momento diversas buscas no encalço da quadrilha em bairros onde possam estar homiziados, torce-se pelo pleno êxito das diligências repressivas visando a captura dos bandidos, porque o susto é chocante para quem está próximo, e os danos para as vítimas são mais graves ainda, abalando toda a ordem social.

domingo, 17 de agosto de 2008

Grandes

Repete-se o chavão de que "a violência não dá trégua", mais um tiroteio intenso provocado por bandidos faz diversas vítimas, novamente no bairro da Paz, localidade que parece ser "terra-sem-lei" na capital, onde a presença real dos poderes públicos não é percebida. A informação é de que foram 4 baleados, um deles veio a óbito, sendo que 2 eram crianças, uma com apenas 1 ano de vida. O status de grande capital que Salvador vem tomando, com progresso reluzente, a exemplo dos luxuosos condomínios que estão sendo construídos na avenidade Paralela, não apaga a sombria realidade de bairros que são vizinhos a estes mesmos redutos de riqueza, periodicamente despontando nos jornais como alvos de ações cruéis e hediondas por parte de criminosos. A municipalização da segurança pública vem crescendo no país à margem do disposto na Constituição Federal; em algum tempo será possível constatar como esse processo transcorrerá na capital da Bahia.

sábado, 16 de agosto de 2008

Música

Fortalecendo a corrente de blogs, divulgo aqui a promoção do Sargento Lago, em relação ao seu novo CD de trabalho, "Profissão Coragem".



As emoções da rotina policial são retratadas em suas canções. Ao completar 27 anos na Polícia Militar paulista, Sargento Lago - que trabalha na comunicação social - lança o CD “Profissão Coragem”, que presta tributo aos profissionais da segurança.

É o terceiro álbum do PM cantor, em produção independente, que contou com as participações de Dominguinhos “Somos a Polícia Militar”; Benito di Paula “Demodê”; Jair Rodrigues “Brasil - Homenagem a Geraldo Vandré”; Planta e Raiz “Sou Gambé” entre outros.

A canção título do CD, “Profissão Coragem”, provocou reações elogiosas de policiais militares, civis, guardas municipais entre outros.

Outra música que fez bastante sucesso, antes mesmo do CD ser lançado é “PM Boa de Bola”.

Se você está cansado das críticas que fazem a polícia, precisa ouvir o CD Profissão Coragem.

Contato do Sargento Lago: 11 – 8259 1412

Mais informações sobre vendas de CD e shows: http://www.sargentolago.com.br/


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Insignificância

Compete ao PM deixar de prender em flagrante que comete um furto em virtude do princípio da insignificância? Possivelmente não, apesar de ser desgastante extender a uma delegacia o longo processo de autuação, por trás de pequenos "pungues" podem estar sendo criados grandes criminosos. Vejamos um fato divulgado hoje pela RecordNews, Angela Moura Martins da Fonseca, 25 anos, foi presa por furtar um sabonete, daqueles líquidos femininos, preço estimado em R$ 16,00. O produto por si induz a descartar a hipótese da modalidade famélica, quando o autor tenta saciar a fome pelo seu estado de necessidade urgente. Pode ter sido por vaidade, para trocar por outros produtos, mas o fato é que ao ser conduzida, foi constatado na delegacia que a acusada já tinha passagem por outros crimes. Felizmente foi presa, responderá por seus atos, que seja corrigida a conduta e sirva de exemplo para os demais. Às vezes vale a pena prolongar uma ação, o resultado do serviço pode ser bastante produtivo.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Acinte

Não só os criminosos perigosos, formadores de quadrilhas armadas, costumam atentar contra a legítima autoridade policial. Há desde cidadãos ditos comuns, pacatos adultos a jovens rebeldes que certamente em virtude de má formação educacional, não conseguem acatar pacificamente o conceito de autoridade, de polícia. O trânsito apresenta uma das facetas desta situação, há relatos de viaturas que param ao lado de outros veículos em congestionamentos ou sinais fechados, e o condutor do carro, sem cinto e falando ao celular, demonstra indiferença à presença dos fiscais da lei, cuja retirada de atribuições nas autuações de trânsito comprometeu bastante a visibilidade do poder que lhes é confiado. Hoje uma manchete curiosa chamou a atenção, um homem foi preso ao desafiar para duelo tipo "racha", um "pega" no trânsito de rodovia, polícias em serviço ocupando viatura. Dois exames comprovaram o elevado grau de concentração de álcool no sangue do transgressor, que estava embriagado, porém não causaria muito espanto se o mesmo fato fosse protagonizado por um desses "trombadinhas" deseducados que não sabem se portar diante da polícia mesmo sem estar sob efeito de entorpecente. Estando acompanhado por 2 mulheres, ele alegou que não identificou se tratar de um carro da PM, o que não exime sua responsabilidade pelo grave erro cometido. Que sirva de exemplo para os sectários destas práticas, e estímulo para que os PMs reprimam essa conduta deplorável.
.
Clique na imagem para assistir ao vídeo

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Contemplação

A nova lista do "misterioso" benefício Bolsa Formação já está disponível no site do Ministério da Justiça, agora com um número bem maior de contemplados na Bahia, inclusive da Polícia Técnica, Polícia Civil e praças da PMBA. Ver seus impostos retornando em forma de dinheiro vivo no próprio bolso é extremamente agradável para qualquer pessoa, que faça-se bom proveito desta substancial renda extra, conforme convier a cada um, já que assim é deliberado. Link:

Súmula

Enfim parece ser concluída a celeuma sobre o emprego de algemas, a súmula vinculante nº11, "regulamentando" seu uso, foi aprovada com o seguinte texto: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”. A primeira interpretação leva a crer que deve ser constada expressamente nos devidos registros formais a motivação e justificativa para a aplicação deste recurso, o que não representa temor para os que já agiam conforme a técnica e a legalidade.

Delegados

Boas notícias para as cidades do interior, devem ser formados amanhã 99 novos delegados da Polícia Civil da Bahia. Após curso de 4 meses, com carga horária de 690 horas/aula no Centro de Operações Especiais, os bacharéis devem assumir suas funções no estado fora da capital, como apontou o delegado-chefe Joselito Bispo. O "sangue novo" sempre oxigena uma organização, renovando ideais e permitindo a crença de que novos dias hão de vir, torce-se para que o reforço aumente a eficiência na elucidação de crimes como os homicídios por exemplo, além de tantas outras práticas delituosas que têm ocorrido na Bahia.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Finado

João Batista da Cruz Pontes, identificado como policial militar reformado, foi morto hoje à tarde durante roubo em coletivo. Segundo o divulgado, o homem de 53 anos teria agido conforme seu instinto profissional, ao tentar alertar o motorista para que acionasse um posto policial, quando o bandido efetuou os disparos atingindo-o fatalmente. Há quem sustente que o simples olhar do policial teria sido suficiente para motivar sua execução, o certo é que lamentavelmente mais um homem morre em virtude da profissão, servindo de alerta a todos, e estímulo para que, dentro de suas limitações, todos que puderem busquem ter seu próprio carro usado, uma moto simples, algo que esteja ao seu alcance, mas que o livre de continuar a circular no transporte coletivo, cujo risco periodicamente é confirmado através de notícias tristes como esta.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Gambá

Novidades no campo de armas não-letais são sempre de interessa, na busca pela evolução das técnicas empregadas, com resultado mais eficaz e menor dano físico possível. Há algum tempo foi citado aqui o ACDC, apontando partes positivas e negativas do invento. Agora surge a inovação apresentada como boash, que significa gambá. Trata-se de um canhão capaz de lançar um líquido extremamente fedorento para dispersar manifestações, que ficaria impregnado na roupa, com odor insuportável, que não sairia nem após a lavagem. Por essa descrição, percebe-se a inviabilidade de aplicar o recurso por aqui, apesar do uso estar sendo difundido em Israel. Diversos setores tenderiam a se manifestar, com certa razão, contra a iniciativa, afinal pode causar suposto dano irreversível em roupas caras, por exemplo. Se o líquido se espalha por uma localidade deixando mau cheiro, comerciantes e moradores das proximidades ficariam com os prejuízos, possivelmente sem ter dado causa ao mal motivador da repressão. Enfim, é bom ver que soluções têm sido buscadas nesse sentido, mas as conseqüências contra inocentes devem ser mais bem evitadas.

domingo, 10 de agosto de 2008

Resultados

Há algumas semanas um breve comentário meu foi divulgado no jornal A Tarde, indicando de modo abstrato que "Só duplicando o efetivo para inibir essas ações", fazendo menção a sugestões para evitar novas chacinas. Não que precise matematicamente multiplicar por 2 o quantitativo da tropa, mas sim reforçar substancialmente a quantidade de policiais atuando de verdade nas ruas. Fico feliz em deduzir que possivelmente estava certo, a Operação Nazireu cumpriu basicamente esta premissa, espalhando nas áreas críticas guarnições especializadas. Não adianta encher as ruas de pessoas fardadas e sonolentas, despreparadas, ineptas. Rondas constantes de rádio-patrulhas bem equipadas, fazendo um "sacode" nos subúrbios violentos rendeu resultados surpreendentes nos últimos finais de semana. Desta última sexta-feira ao sábado, por exemplo, foi contabilizado o menor índice de homicídios dos últimos 2 meses, segundo A Tarde, que ainda aponta outra grande melhoria das 19h de sábado às 10h30 de domingo, com o registro de apenas 3 mortes na região metropolitana; quem acompanha o noticiário sabe que a praxe estimada seria pelo menos uns 8 no mesmo período. Já foram apresentados índices na faixa de 88% de queda nos homicídios aos sábados e domingos ultimamente. A PMBA não pode se tornar refém das especializadas, a tropa ordinária tem que trabalhar com igual determinação, obviamente espera-se que sejam oferecidas boas condições, viaturas, armamento, guarnições completas. Como visto, é "tiro e queda", a presença ostensiva e atuante da polícia nas localidades de risco impediu que várias vidas fossem ceifadas, não me restam dúvidas de que isso se deve à mudança de postura, passando a PM a marcar teritório onde antes não era vista. Pode ser que surja alguém atribuindo o sucesso às viaturas azuis, outros manterão discurso enfadonho copiado de obras estrangeiras, segundo o qual a rádio-patrulha "não está com nada", o policiamento comunitário em duplas a pé é quem traria resultados. Mantenho a defesa da bandeira das guarnições reforçadas, incursionando em qualquer área de risco, com técnica e profissionalismo. Mais policiais nas ruas, do soldado ao coronel, sem vacilo nem macete, cumprindo à risca seu dever legal, é certeza de resultados na prevenção e repressão ao crime.

sábado, 9 de agosto de 2008

Operações

Ontem foi um dia agitado no serviço policial da cidade, a destacar 2 grandes operações. A primeira, denominada Janus, que na mitologia greco-romana é o deus dos portais e transições, foi executada pelo COE da PCBA, com a prisão de suspeitos no envolvimento de corrupção e outros crimes no judiciário. Foram presos advogados, gente envolvida com o poder judiciário, e mais alguns citados em mandados estão foragidos, como o cotado Abdon Abade, popular nos meios policiais locais. No campo operacional, houve um certo desencontro de informações, em virtude do sigilo na entrada dos homens do COE a um edifício de luxo, moradores assustados acionaram a PMBA, que rapidamente se deslocou com diversas viaturas ao local, mas a situação foi esclarecida e contornada sem maiores incidentes. Bom trabalho do MP e SSP na investigação de crimes altamente danosos à sociedade, seguindo por esse caminho com certeza muita "gente graúda" vai aparecer envolvida no esquema.
A outra ação foi denominada Operação Logística, na qual a Polícia Federal agiu apreendendo equipamentos e documentos de empresas do ramo de informática. A tradicional exibição de acessórios táticos avançados, viaturas de luxo, material bélico de ponta, e todo aparato de conforto que dispõe a PF foi justificada através de um disparo fatal contra um cão rotweiller que cumpria sua função instintiva de defender o local onde estava. Diz-se que era preciso invadir a área de imediato, tanto que portões foram arrombados, quebraram muro, sob justificativa de que poderia haver alguém dentro destruindo provas, o que não ocorreu. O cão teria vindo em direção os agentes, que teriam tentado inibir o ataque com spray de pimenta, e sem lograr êxito, foram forçados a executar o animal; alguns jornais acusaram a morte de mais um cachorro além do descrito. Por razões diversas, é muito raro ver a PF fazendo uso de fato do seu invejável armamento em serviço, e dessa vez o "auto de resistência" parece questionável, sob suspeita de encobrir um crime ambiental.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Civil

Hoje no Correio da Bahia há oportunas denúncias das más condições oferecidas para os servidores da segurança pública baiana, com enfoque especial na Polícia Civil, que carece de melhor atenção. Delegacias superlotadas: já não é novidade, um tema recorrente aqui no blog em virtude das ondas de fugas e do mal que causa ao serviço para o qual os agentes são formados. A outra reportagem menciona a questão da carência de viaturas, empecilho que também dificulta as ações da PMBA. É preciso se levar em conta que as montadoras produzem veículos para um uso razoável dentro da média comum, ou seja, aquele típico carro que é utilizado para levar os filhos à escola, se deslocar para o trabalho, sair para fazer compras, lazer, práticas de rotina, eventualmente encarando rodovias; nesses casos, o normal é que o veículo "descanse" à noite, tenha "confortáveis" intervalos no seu emprego durante o dia, sem sobrecarregar a engrenagem. Mas viaturas não funcionam assim, podem rodar dia e noite consecutivamente, já que trocam-se os motoristas, grupos de serviço, mas os veículos são os mesmos. A direção arriscada, perseguições e manobras diversas provocam desgate rápido, bem acima do normal, e sem a devida manutenção periódica e imediata, não há como manter a frota sempre em condições. Utilizar carros particulares em serviço, como cita o jornal, não é uma realidade distante, acaba sendo o recurso necessário para os que engajam na prestação de serviço, arcando com o ônus deste ato. Mais atenção é devida neste sentido, para que se possa cobrar resultados dos policiais.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Nazireu

A Operação Nazireu, desencadeada pela PMBA já há alguns dias, apresentou resultados satisfatórios, conforme divulgado hoje, com redução de 47% no número de homicídios em Salvador, chegando a 88% de diminuição no sábado e domingo. Nazireu significa consagrado, uma das características das tropas que foram convocadas para executar as ações, pude ver pricipalmente a atuação do Tático Ostensivo Rodoviário - TOR do BPMRv e da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga - CPAC. Porém mais do que a técnica reconhecida dessas tropas, diria que o resultado deveu-se ao impacto da surpresa pelas viaturas e uniformes ostensivos desconhecidos na capital, essas unidades não circulam pela cidade normalmente. Logo, a chegada do que é novo, em razoável quantidade, e agindo dia e noite em abordagens intensas, rendeu resultados; o perigo reside na visão de que este é um dos últimos recursos disponíveis, convocar efetivo de outras regiões do estado para atuar na capital, desgastanto a mística eficiente de seus uniformes e práticas. Possivelmente mediante horas-extra e planejamento especial seria possível convocar guarnições capacitadas na capital para cumprir a missão, porém sem contar com a surpresa do inesperado, exótico. Conforme as estatísticas o resultado parece ser satisfatório, resta saber se ainda há cartas na manga para as próximas crises e colapsos que vierem.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Passagem

Transcorreu com toda pompa que lhe é peculiar, e agitação política incontestável, a passagem de comando da PMBA. A estrutura física, montagem de palanques, toldos, decoração, ornamentação, limpeza do local e toda parafernália estética fica a cargo de empresas terceirizadas, com profissionais especializados nisso, para o bem e a felicidade de todos. Mas a beleza de uma parada reside mesmo é na guarda de honra, essa sim composta unicamente por policiais militares, dos recém-chegados recrutas aos veteranos já na reserva há longo período. Mais de duas horas em forma, praticamente imóvel, sob sol escaldante, é algo que precisa ser reconhecido e valorizado sempre, o esforço conjunto dos oficiais e praças que compõem o destacamento é que faz valer a contemplação da cerimônia. Mudanças internas já são articuladas, amanhã volta-se ao trabalho contínuo, já que contra o crime não há tempo a perder. Ainda hoje, nova chacina foi registrada na cidade, no bairro da Liberdade 3 pessoas foram mortas, entre elas um sargento do Exército, pelo menos outras 7 teriam sido baleadas. Não falta trabalho para toda corporação se empenhar.
.
Foto: Elói Correa/A Tarde

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Extremos

Volto a bater na tecla das demonstrações audaciosas de desacato por parte dos bandidos, desta vez em violenta ação de roubo, onde o casal de vítimas receberam vários tiros e felizmente sobreviveram, a quadrilha ostentava coletes balístiscos das polícias civil e militar, motivando resposta imediata, mas ainda sem a prisão de acusados. Podem ter sido desviados por corruptos, tomados em ataques, porém o fator complicante é a representação que tal ato demonstra, o uso do equipamento de proteção policial no cometimento de delitos, mais uma afronta contra as autoridades legalmente constituídas. Amanhã é a passagem de comando da PMBA, com a posse do Cel PM Mascarenhas; sabe-se que a autonomia desta função é limitada, assim como a capacidade da polícia em reduzir drasticamente o número de crimes, porém resta a esperança de que todos os esforços possíveis sejam envidados em prol deste ideal.
.
Foto: Arestides Baptista/A Tarde

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Grave

Erros cometidos pela polícia podem ser fatais, a justiça costuma ser implacável no rigor da apuração. E quando são as autoridades judiciárias quem erram de modo grotesco, quem paga? Há algum tempo foi postada aqui a revelação de que a prisão de 3 policiais militares teve provas de que pode ter sido um grande engano, dada a força do álibi apresentado, bastante consistente. O caso volta a se repetir, o Soldado PM Lucas dos Santos Souza, foi absolvido por falta de provas hoje, a reviravolta prometida pela defesa no julgamento restou provada, isentando de culpa o acusado. Mas o cerne da história consiste em divulgar que o policial estava preso, recolhido no BPChq desde maio de 2006, mais de 2 anos de injustiça, pelo que se deduz do desdobramento atual. E agora, José? Alguém vai devolver este precioso tempo de vida em que o profissional esteve afastado da família, dos amigos, do trabalho, sem poder viver em sua plenitude? Como será reparado o imensurável dano à sua reputação, sua honra, todos os valores que dignificam o homem? As provas foram cabais, sobram evidências de que o PM não estava envolvido nos fatos... Mas quem se importa com tudo isso? Pesará a consciência do responsável pela aparente arbitrariedade?

Insegurança

O quadro de ousadia e violência criado pelos marginais não interrompe seu recrudescimento, hoje pela manhã 7 homens em 2 carros balearam 2 policiais militares durante tentativa de roubo em posto de combustível na Avenida Oceânica, próximo ao Calabar. Um PM era reformado e outro do BPGd, seus nomes são Alberto Santos da Silva e Walber Brito Souza. Supõe-se que estavam atuando como seguranças do estabelecimento, na troca de tiros também foi atingido um frentista, todos foram socorridos. O risco é incessante no cotidiano policial, estando ou não em serviço, o que por vezes leva a uma carga de stress insuportável ao profissional, que sobrevive na linha tênue da instabilidade.

domingo, 3 de agosto de 2008

Subversão

Certas manifestações induzem a crer que crescem os sectários da subversão, sob o lema "Hay gobierno, soy contra". Diz-se que o governador teria sondado a aprovação do nome do Cel PM Mascarenhas em meio à tropa antes de nomeá-lo, infere-se por analogia observando um dos "termômetros" com alguma margem de confiabilidade, como pode ser o Orkut, no qual a aceitação inicial tem sido bastante positiva quanto ao nome do novo comandante, presumindo-se a legitimidade dos que expuseram opinião. Mas a corrente "do contra" aparece, a começar por Hamilton Borges, um militante do movimento negro que condenou a escolha. O último comandante era negro, assim como o novo que o substitui, mas nem isso parece agradar o representante do movimento, algo de complicada interpretação. Também achou ruim Marcos Prisco, representante de associação policial, o qual imagino que não gostava do anterior, já tem queixas sobre o atual e vai continuar reclamando de todos que vierem. Dão as caras para condenar, mas não ousam apontar um nome como alternativa que os agradaria; é por essas e outras que certas opiniões acabam sendo desprezadas. Descontentamento é aceitável, consenso pleno é inatingível, e ficar confortavelmente atirando pedras sem edificar algo é repugnante.

sábado, 2 de agosto de 2008

Versões

Firmada em definitivo no Diário Oficial do Estado hoje, a exoneração do Cel PM Santana e nomeação do Cel PM Mascarenhas para comandante geral "dá pano para manga" aos jornais. Todos abusam de verbos como "derrubar" e "cair" para tratar do assunto, que apesar do alto grau de importância, naturalmente faz parte do processo de alternância do poder, uma hora sempre acontece, inevitavelmente. Chocam-se versões oficiais com as divulgadas sobre se a decisão foi "consensual", unilateral, a pedido, devido à violência ou por qualquer razão fabulosa que seja. Curioso é notar que o Correio da Bahia chega a dizer que o ex-comandante foi demitido pelo governador, termo novamente inapropriado, mas a entrevista contida no jornal é de leitura recomendável. Ainda sobre os termos, parece mais oportuno dizer que foi modificado o comandante e não o comando da PM, já que sob certa ótica esta palavra remete ao alto comando, composto por um "colegiado" de coronéis, que pode ser articulado segundo a preferência do novo comandante, e ainda não sofreu alterações devido è decisão em voga. Segue o enterro.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Novo

Tempos depois da última postagem, sites de notícias e telejornais confirmaram a mudança e o nome do novo comandante, como Danillo bem sintetizou no Abordagem Policial. A solenidade de passagem deve acontecer na manhã da próxima quarta-feira, este que vos escreve possivelmente fará parte da guarda de honra, como de praxe. A posse do Cel PM Mascarenhas renova a motivação de alguns policiais militares, revigorando o espírito operacional na tropa. As modificações institucionais são esperadas com ansiedade para os próximos dias.
.
Foto: Agecom

Comandante

Correm os rumores dentro e fora dos quartéis de que a qualquer momento ou nos próximos dias deve ser formalizada a informação de mudança do comandante geral da PMBA, saindo o Cel PM Antônio Jorge Ribeiro de Santana para a entrada de um substituto, no que se cogita a pessoa do Cel PM Nilton Regis Mascarenhas, conforme aponta o portal Bahia Notícias de Samuel Celestino. Mudanças costumam gerar resistências, mas tendem a ser positivas; torçamos para que, sendo concretizada, a modificação traga novas melhorias no serviço da corporação.

 
BlogBlogs.Com.Br

'Digite seu e-mail:'

Fornecido por FeedBurner